Ir para conteúdo

Balcão Digital de Faro

Estratégia Local

O planeamento estratégico é, há muito, tido como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento consciente e responsável dos territórios, das organizações e das sociedades.

De facto, obriga a definir uma visão, traçar um rumo, definir metas, e afetar meios para a sua concretização.

Faro, enquanto capital de distrito e entrada de uma das regiões turísticas mais concorridas da Europa, não podia deixar o seu desenvolvimento socioeconómico e territorial ao sabor de iniciativas aleatórias e tem um plano estratégico, desde meados da década de 90, do século passado, cuja estratégia foi revista e atualizada no seu novo Plano Estratégico de Faro 2025 (concluído em 2013).

Foi necessário introduzir os novos conceitos da sustentabilidade, da governança e da Visão da Europa 2020 para o desenvolvimento das regiões, assente na inovação, na sustentabilidade e na inclusão, a partir dos quais foram traçados os eixos de desenvolvimento para Faro no horizonte 2025. A cada um dos eixos preconizados foram associados um conjunto de medidas que, contemplando tipologias de ação e de projetos, para as quais foram identificadas as fontes de financiamento e o modelo de governança mais adequado, permitirão a concretização da visão estabelecida para Faro (o melhor local para se viver a sul).

Quadro - Eixos de desenvolvimento
 

Fonte: Plano Estratégico de Faro 2015 (2013) – Versão resumida

Para mais informação consulte os documentos disponíveis em:

Sem resultados a apresentar
Anterior
1
...
Seguinte